O significado de Brasília para o Brasil e para o mundo

Encerro a trilogia destas reflexões acerca de nossa Brasília e seu patrimônio, relembrando o que mais de uma ou duas personalidades, nacionais e internacionais, já falaram sobre nossa cidade, dentre as várias, destaco:

 “Brasília justifica tudo que a possa preservar. É urbanisticamente uma opção importante: simples, lógica e bela sem a menor dúvida (...). Marca um período de otimismo, liberdade e esperança que os brasileiros nunca esqueceram”. Grifo nosso.

Oscar Niemayer

“Brasília vai ser um símbolo mundial. Brasília é a cidade mais bela que o homem já fez e aqui tem a arquitetura moderna mais bela que o mundo já viu. Então, por isso mesmo, é que Brasília é esse símbolo da arquitetura, a cidade do próximo milênio”.

Darcy Ribeiro

 “[...] a única cidade construída, neste século, a partir do nada para ser capital de um país, constituindo-se assim em magnífico exemplo histórico [...]”.

Professor Líon Pressouyre (Sorbone I) - Relator junto ao Conselho do Patrimônio Mundial, quando da aprovação de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade, em Paris, 07/12/1987 (UNESCO).

“O maior ensinamento de Brasília à humanidade é o de que vale a pena sonhar. E o da humanidade a Brasília é o de que o sonho realizado deve ser bem guardado. Em nosso caso, mais ainda, porque na genialidade dos traços e conceitos de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer está um pouquinho de cada um de nós, brasileiros [...]”.

Cristovam Buarque - ex-governador do DF

 “O Brasil tem três nomes universais consagrados pela UNESCO: Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que rompe os cânones do Barroco importado e tem suas obras eternizadas em Mariana, Sabará, Ouro Preto e toda Minas Colonial; e Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, os quais, em vida, tiveram a glória de ver a sua obra declarada Patrimônio Cultural da Humanidade”.

José Aparecido de Oliveira - ex-Governador do DF


Email