Homenagem a pioneiros da ESF

A Secretaria de Estado da Saúde do Ceará realizou nos dias 13 e 14 de junho, no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza, o 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família, em comemoração aos 25 anos de um dos maiores programas de saúde pública do Brasil, do qual tive a honra de ter sido uma das pioneiras, o Programa Saúde da Família (PSF).

Na terça-feira, dia 13, estive lá, ao lado de profissionais valorosos do Sistema Único de Saúde, que também atuaram na implantação do Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Desde sua origem, ainda na Paraíba, fui defensora das ações comunitárias em saúde, atuei como coordenadora do PACS, de 1991-1993, um projeto piloto para a estratégia nacional e fundamental para criar a rede de atenção básica que hoje conhecemos.

Já em Brasília, em 1993 fui gerente Nacional do PACS, a convite do Ministério da Saúde (1994-2001), onde também fui assessora na implantação do PSF no Brasil, auxiliando estados e municípios no processo de formação da rede do PACS/PSF, buscando dar visibilidade aos resultados dessas estratégias.


Email